EXOTICA - OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES E AS CAMARAS DE MARAVILHAS DO RENASCIMENTO

EXOTICA - OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES E AS CAMARAS DE MARAVILHAS DO RENASCIMENTO
Código do produto: LIV
Disponibilidade: Esgotado
Preço: 0,00 €
  Qtd:  Comprar
   - OU -   
  
Catalogo de Exposição realizada em 2002 na Fundação Calouste Gulbenkian.
 
255 pags. profusamente ilustradas
 
Exotica, os Descobrimentos e as Câmaras de Maravilhas do Renascimento Versão em lingua inglesa.
17 de Outubro de 2001 a 6 de Janeiro de 2002
(Museu Calouste Gulbenkian)
 
O impacte dos descobrimentos portugueses reflectiu-se nas mais variadas áreas, nomeadamente, na evolução do coleccionismo europeu. Os produtos exóticos que chegaram à Europa através da Rota do Cabo não somente fascinaram as Casas reinantes, como possibilitaram igualmente o alargamento do conhecimento. Era nas Kunstkammern, ou câmaras de maravilhas, que se reuniam objectos das mais diversas proveniências, testemunhos silenciosos de um mundo em acelerada transformação. 
 
A exposição, organizada em colaboração com o Kunsthistoriches Museum de Viena, reúne cerca de 120 peças, provenientes de instituições como o Kunsthistoriches Museum, o Museum für Völkerkunde, do MAK, Museen des Mobiliendepots, o Museum und Schatzkammer des Deutschen Orders de Viena, a Sammlungen SchloB Ambras, Insbruck, o Museo Nacional de Artes Decorativas e o Monastério de las Descalzas Reales, Madrid, o Monasterio de San Lourenzo de El Escorial, o Bayerisches Nationalmuseum, Munique, o Grünes Gewölbe de Dresden, o Museu de S. Roque e o Tesouro da Sé de Lisboa, o Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra, o Museu de Grão Vasco, Viseu, e de diversas colecções particulares portuguesas e estrangeiras. 
 
Entre as peças a apresentar destaca-se o mais importante conjunto existente de obras orientais pertencente às colecções dos Habsburgos, como a cadeira chinesa em madeira lacada pertencente a Filipe II, o saleiro em cristal de rocha e ouro de D. Catarina de Áustria, um conjunto de obras em madrepérola indiana montadas em prata e pedras preciosas a par de filigranas em ouro, lacas do Extremo Oriente e um notável conjunto de marfins e cristais de rocha de Ceilão, enriquecidos com ouro e pedraria. 
 
A exposição foi inicialmente apresentada em Viena de Áustria (Abril a Maio de 2000) e em Innsbruck, no Castelo de Ambras (Junho a Outubro de 2000). 

 

Comentar

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Avaliação: Mau            Bom

Digite o código exibido na imagem:




       
Pedro de Carvalho Antiguidades e Art books | NIF: 101961219
Antiguidades e ArtBooks - Pedro Carvalho © 2019
webdesign by criativo.net